terça-feira, 7 de abril de 2015

Cristovão Colombo- o enigma



O filme “Cristóvão Colombo - O Enigma”, do recentemente falecido realizador Manoel de Oliveira, inspirado na vida e obra do valecambrense Manuel Luciano da Silva, é exibido no dia 11 de abril no auditório do Centro Cultural de Milheirós de Poiares. A sessão – com entrada gratuita, está marcada para as 21h00 e é uma organização da junta de freguesia, com o apoio da Associação Abraçar Milheirós de Poiares e da Universidade Sénior de São João da Madeira/Rotary Club.


sobre o filme:


O cineasta rodou “Cristóvão Colombo - O Enigma” nos Estados Unidos e em Portugal, nomeadamente na vila de Cuba e na ilha de Porto Santo (Madeira), onde Colombo viveu com a mulher, D. Filipa de Perestrelo. O filme teve estreia mundial na edição de 2007 do Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o prémio Bisato d' Oro, concedido pela crítica independente.

Manuel Luciano da Silva nasceu a 05 de Setembro de 1926, em Cavião (Vale de Cambra), tendo falecido no dia 21 de Outubro de 2012 em Bristol (Rhode Island, EUA), com 86 anos. O médico que dá nome ao complexo cultural - aberto à investigação histórica -, no lugar de Cavião, freguesia de S. Pedro de Castelões (Vale de Cambra), foi considerado, em 1971, o “Homem do Ano” do estado norte-americano de Rhode Island. A distinção foi atribuída pela sua atividade enquanto “médico (licenciado com distinção pela Universidade de Coimbra, em 1957), lidador étnico, conferencista, pesquisador, historiador e autor”.

Em 1972 Manuel Luciano da Silva recebeu o grau de “Doutor em Humanidades Honoris Causa” do Colégio Universitário Estadual do Rhode Island, pela publicação do livro “Portuguese Pilgrims and Dighton Rock”.

O Governo português atribuiu-lhe, em 1968, o Grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, e o Grau de Comendador da Ordem de Mérito, em 2011.

Emigrou para Brooklyn, um bairro da cidade de Nova Iorque, em 1946, e seis anos depois tornou-se bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Nova Iorque, mas a sua formação foi concluída em Portugal. De regresso aos Estados Unidos, completou a especialização em Medicina Interna na Lahey Clinic, de Boston. A par da medicina e das investigações sobre a “Pedra de Dighton”, Manuel Luciano da Silva desenvolveu intensa atividade cívica nos meios migratórios. O médico garantia provar que os portugueses foram os primeiros a chegar à América. A “Teoria Portuguesa”, como é conhecida, foi defendida por este valecambrense em 1960, depois de “uma análise profunda” de pesquisas feitas pelo americano Edmund Burke Delabarre e pelo açoriano José Dâmaso Fragoso, que permitiram identificar naquela rocha “inscrições irrefutavelmente portuguesas” e datadas de 1511. Nos últimos anos, dava quinzenalmente consultas médicas por videoconferência para as populações da sua terra natal, além de ter dado aconselhamento médico em direto para os canais portugueses RTP e SIC.




Sem comentários:

Enviar um comentário